segunda-feira, 29 de julho de 2013

29/07/2013

Adolescente é intimado pela polícia a devolver livro

Um adolescente de 17 anos foi intimado pela Polícia Civil de Arapoti no último sábado (27) a devolver o livro "Asterix a Foice de Ouro" emprestado em janeiro da Biblioteca Cidadã do município localizado no Norte do Paraná. 

Segundo a intimação, o menor teria até às 14h40 de terça-feira (30) para comparecer até delegacia com o livro. "A testemunha que não comparecer, sem motivo justificado, será depois de novamente intimada, conduzida, mediante Mandado da Autoridade Policial, e incorrerá em crime de desobediência (Artigo 330 do Código Penal)", avisa o documento. 

Segundo a Delegacia de Polícia de Arapoti, a responsável pela Biblioteca Cidadã registrou o boletim de ocorrência no dia 23 de maio contra algumas pessoas que estavam com livros do acervo. Uma lista com nomes, endereço e obras foi repassada pela servidora à polícia. 

De acordo com a delegacia, as intimações foram enviadas a partir do dia 15 de julho. A polícia alega que a intimação seria a única maneira de comunicação com os envolvidos neste caso. 



Em entrevista , a secretária de Educação de Arapoti, Rosi Rogenski Ferreira, classificou o ato como "isolado" sem a recomendação da pasta. No início da tarde desta segunda-feira (29), uma reunião foi realizada com a responsável pela biblioteca. Conforme Rosi, a servidora reconheceu o erro e disse que foi orientada a procurar a polícia durante um curso em Curitiba. 

A secretária lembrou que os funcionários de bibliotecas são responsáveis pela conservação do patrimônio público com cobranças pela devolução de livros. "Mesmo assim, foi uma atitude extrema sem recomendação", disse Rosi. 

Após a polêmica, a Secretaria de Educação entrou em contato com a Procuradoria do Município e a Prefeitura de Arapoti deve se manifestar em nota até o final da tarde de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário