domingo, 30 de junho de 2013

30/06/2013 

Atropelamento por ônibus deixa homem gravemente ferido

Um atropelamento deixou um homem gravemente ferido por volta das 3h deste domingo (30), na PR-445, próximo ao conjunto Jamile Dequech, na zona sul de Londrina. Segundo informações do Corpo de Bombeiros. Djalma Bueno, de 37 anos, foi atingido por um ônibus. 

Aos socorristas, o motorista do coletivo disse que havia muita neblina no local na hora do acidente e quando percebeu já estava muito próximo da vítima. O condutor do veículo ainda conseguiu desviar do homem que foi atingido pela lateral do ônibus. 

Bueno sofreu lesões no rosto, uma fratura de nariz, contusão no tórax e várias escoriações pelo corpo. Ele foi encaminhado inconsciente para o Hospital Universitário.
30/06/2013

Rapaz é baleado e morto na frente de casa

Um rapaz de 24 anos morreu após ser atingido por um disparo na frente da própria casa no jardim Santa Cruz, em Cascavel. Segundo informações da Catve.tv, o crime aconteceu na noite de sábado (29). 

Cleiton José Borges foi encontrado pela polícia já sem vida. A suspeita é de que ele tenha tentado fugir do atirador antes de ser morto, já que foi baleado nas costas. 

As circunstâncias do crime ainda vão ser investigadas, mas informações preliminares dão conta de que um primo de Borges seria responsável pelo homicídio. A vítima possuía passagens pela polícia. 
30/06/2013 

Choque contra árvore mata jovem no Paraná

Um acidente na PR-151, entre Antônio Olinto e o trevo da BR-476, fez uma vítima fatal na madrugada deste domingo (30). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, Loisiane Mileski de Lima, de 23 anos, conduzia um veículo Fiesta com placas de Curitiba quando colidiu contra uma árvore. 

A jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Uma outra mulher, Rosane Rodrigues Pepes, de 18 anos, passageira do carro também se feriu. Ela sofreu lesões graves e foi encaminhada para o hospital.
                   

                                                           Tribunal de contas do estado
TCE  Reprova as contas do ex prefeito Jair Pinto Siqueira relativas ao exercicios de 2008 constatou que a prefeitura  gastou com despesas publicidade em 2008 ano eleitoral mais que os outros anos
OTROMBONE  Entrei em contato com o ex prefeito e atual vereador jairzinho que esta na capital do estado e me disse que amanha segunda feira estara entrando com recurso por não concordar com oresultado do tce  o Jair o prefeito pode e deve gastar com a imprença até porque todo o municipio tem que ter sua despesas e,contrataçoes divugadas em um diario oficial e ele assim o fez  e ele divulgava na  tribuna do Norte e em uma emissora de radio local
               
                                A  Camara está de Quarentena
Amanha o vereador jairzinho e o vereador Coutinho estaraõ entrando com pedido na camara municipal de Faxinal para que nesse periodo de 40 dias de recesso o veiculo oficial da camara de vereadores  fique guardado e só volte a ser usado quando a casa voltar aos trabalhos. Muito justo srs vereadores o povo agradece

OTROMBONE== a comentários pela cidade que um vereador de Faxinal  mesmo em recesso usou o carro oficial  da camara para ir a capital do estado e pior levando familiares  onde a boatos a fogo isso  pode????
Coitado do povo
30 de Junho de 2013

Menino sofre abuso sexual dentro de 



banheiro de colégio: 'Não merecia'

No Rio de Janeiro, os repórteres do Fantástico acompanham o caso de um menino de 11 anos que foi vítima de abuso sexual quando tinha 8 anos


No Rio de Janeiro, os repórteres do Fantástico acompanham o caso de um menino de 11 anos que foi vítima de abuso sexual quando tinha 8 anos dentro do banheiro do colégio.

“Foi um dia desses quando eu estava na aula, eu fui no banheiro. Tinham dois banheiros e eu fui no lá de cima. Aí o garoto me ameaçou, se eu não fizesse o que ele mandava ou ele ia me matar ou ele ia falar com os meus pais”, conta o menino.

O menino diz que não consegue entender o motivo: “Ficava pensando por que ele tinha feito isso comigo. Eu não merecia”.

Após o abuso, a criança perdeu a vontade de ir pra escola e teve uma queda nas notas. Mas qual seria o motivo por ter ocultado durante três anos a violência?

“Antes eu não tinha cabeça pra pensar nesse negócio”, disse.
O menino ainda dá um conselho para as crianças que sofreram esse tipo de violência. “Eu diria para elas se expressarem, falarem para os pais. Mesmo os pais não podendo ajudar, as psicólogas vão poder. Não esconder”, conta.

O chefe do setor de psiquiatria infantil da Santa Casa-RJ, Fábio Barbirato, que acompanha o caso do menino, diz que qualquer criança que sofre algum tipo de abuso, tem a tendência de ter alguma mudança no comportamento.

"As mudanças de comportamento podem ser variadas desde de prejuízo no rendimento escolar, podem começar a ter terror noturno- acordar no meio da noite gritando e chorando-, podem se apegar mais ainda a aquela pessoa que é de proteção, pode ser brincando, escrevendo dentro da escola. É muito importante que todos que lidem com crianças estejam observando o dia a dia delas”, destaca
.

sábado, 29 de junho de 2013

Hoje dia 29 de junho as 19h Estive no auto posto rodeio do Mauricio Bueno onde estava presente o senador Sergio Sousa ,estava presente alem do Mauricio , o vereador de Borazopolis Carlão e varias outras pessoas passou por lá e parou para comprimemtar o senador o vereador de Faxinal Ze de Oliveira as pessoa que por ali passava paravam para comprimentar o senador demostrando carinho e respeito a autoridade ...

Educação e respeito é para quem tem 
29/06/2013

Jornalistas sofreram 53 ataques durante protestos

Desde o início dos protestos de rua que tomaram o País, no último dia 6, mais de 50 profissionais de imprensa envolvidos na cobertura foram 

agredidos - e seis deles presos. Nesses 23 dias, 13 veículos de meios de 

comunicação foram danificados total ou parcialmente e uma sede, a da 

Rede Brasil Sul (RBS), em Porto Alegre, sofreu duas tentativas de ataque. 

O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, a partir de informações das redações, de sindicatos e da ONG Repórteres Sem Fronteiras. 

No total, foram 53 ataques a 52 jornalistas (um deles foi preso em um dia e agredido em outro). 

Os números foram coletados em onze cidades - e praticamente metade dos incidentes, 25, ocorreu em São Paulo. Fortaleza vem a seguir, com 6, e Rio de Janeiro, com 5. A Folha de S.Paulo, com sete profissionais envolvidos, foi o veículo com maior número de vítimas. 

Na nota em que relata os episódios, em seu site, a Abraji repudia "a violência da polícia contra manifestantes pacíficos e jornalistas e repudia igualmente a hostilidade de alguns manifestantes contra os trabalhadores dos meios de comunicação, como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e motoristas". A entidade afirma ainda que "impedir ou dificultar o trabalho da imprensa é agir contra a democracia". 

Esses profissionais, prossegue a nota, "estão nas ruas cumprindo com o dever de manter a sociedade bem informada" e isso "deve ser respeitado, independentemente de preferências políticas e dos meios em que informam". Eles trabalham "com o mesmo profissionalismo e destemor com que cobriram as grandes passeatas contra a ditadura, a campanha das Diretas-Já, a campanha pelo impeachment de Fernando Collor". 

Prisões. Mais de 60% dos casos anotados pela entidade - 34 do total - se referem a 

agressão ou ameaça de parte da polícia. Seis dos casos levaram à prisão dos profissionais, por períodos curtos, de poucos minutos, ou até de três dias, como ocorreu ao repórter Pedro Nogueira, do portal Aprendiz, que chegou a ser indiciado por formação de quadrilha. 

De sua parte, os participantes dos protestos foram os responsáveis por 12 casos de 

agressão. Em um dos casos não foi possível esclarecer o que motivou os ferimentos do profissional. 

Os ataques contra veículos de jornais ou emissoras de rádio e TV ocorreram em 9 cidades brasileiras. Um dos primeiros, e mais exibidos na mídia eletrônica, foi o incêndio de uma unidade móvel da TV Record em São Paulo, no dia 18 de junho. Dois dias depois, ataque semelhante foi feito contra uma unidade móvel do canal SBT. 

O dia mais violento, nesse item, foi 24 de junho, quando quatro veículos foram depredados numa manifestação em Goiânia que, ao final, descambou para uma batalha de rua entre grupos armados e a polícia. Desses quatro, dois eram da TV Anhanguera, afiliada da rede Globo, um da TV Serra Dourada, afiliada do SBT, e um do jornal O Popular. A sede da TV Serra Dourada também foi apedrejada por manifestantes. 

A Abraji adverte, ao divulgar os números, que o levantamento "é parcial", porque pode haver "casos que podem ou não ter sido computados, por diversas razões" - uma delas seria a de empresas, ou jornalistas, que preferem não divulgar as informações.
29/06/2013 

Prisão de padre aumenta pressão por transparência no Vaticano

A prisão de um padre italiano esta semana, suspeito de envolvimento em um esquema de fraude e corrupção no Banco do Vaticano, está colocando ainda mais pressão sobre a Igreja Católica por mais transparência e cooperação com as investigações da polícia. 

O padre Nunzio Scarano, de 61 anos, que tem o título de Monsenhor - um reconhecimento de honra dado pelo papa a sacerdotes com mais tempo de carreira, foi preso juntamente com um agente do serviço secreto italiano e um investidor financeiro. 

De acordo com investigações da polícia italiana, o grupo é suspeito de tentar trazer cerca de 20 milhões de euros (ou quase R$ 58 milhões) ilegalmente para a Itália. 

Reação 

Scarano ocupava o cargo de contador sênior num importante departamento financeiro do Vaticano - o APSA (Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica), mas, segundo o porta-voz do Vaticano Federico Lombardi, tinha sido suspenso de suas atividades "há cerca de um mês, quando seus superiores tomaram conhecimento da investigação". 

Nesta semana, o papa anunciou a criação de uma comissão de clérigos para analisar o trabalho administrativo do Banco do Vaticano, que vinha sendo alvo de denúncias de envolvimento em lavagem de dinheiro. 

Mas não se sabe até onde o Vaticano estaria disposto a ir para ajudar a polícia. Segundo o correspondente da BBC em Roma, David Willey, "tradicionalmente, o Banco do Vaticano sempre impôs grande segredo sobre as atividades de seus funcionários". 

Com o anúncio da criação da comissão, o papa está tentando "impor mais transparência e clareza na atuação financeira do Vaticano, o que não poderia ter chegado em melhor hora", disse Willey. 

"Impor mais transparência e clareza na atuação financeira do Vaticano não poderia ter chegado em melhor hora" 

David Willey, correspondente da BBC em Roma 

O Banco do Vaticano - cujo nome oficial é Instituto para os Trabalhos da Religião (IOR) - é considerado uma das instituições financeiras mais secretas do mundo. A instituição tem 114 empregados e um total de 5,4 bilhões de euros (ou mais de 14 bilhões de reais) em fundos. 

O papa teria dado "carta branca" à comissão de clérigos do Vaticano, que terá poderes para quebrar regras tradicionais de sigilo. 

Lavagem de dinheiro 

Scarano, que exerceu o sacerdócio na cidade de Palermo, a maior cidade da Sicília, no sul da Itália, está sendo acusado de ter lavado dinheiro "sujo" no Banco do Vaticano através de cheques descritos como "doação de igrejas". 

De acordo com Willey, a imprensa italiana tem chamado o padre Nunzio Scarano de "Monsenhor 500", numa alusão ao valor constante dos cheques que ele movimentaria na conta do Vaticano - sempre depositados em montantes de apenas 500 euros. O valor total envolvendo somente esses pequenos cheques chegaria a US$ 700 mil (ou mais de R$ 1,5 milhão). 

Sobre os outros homens presos - Giovanni Maria Zito, descrito pela polícia como agente do serviço secreto italiano, e Giovanni Carenzio, que seria um investidor de mercado - não foram divulgadas informações de como eles participariam do esquema. 

O Instituto para os Trabalhos da Religião tem como seu maior investidor o Banco Ambrosiano, uma grande instituição financeira italiana que entrou em decadência em 1982 com a perda de mais de US$ 3 bilhões (mais de R$ 6,6 bilhões). 

O presidente do Banco Ambrosiano, Roberto Calvi, foi encontrado morto pendurado na ponte de Blackfriars, em Londres, em junho de 1982. O caso ficou famoso por uma reviravolta nas investigações, quando a polícia londrina determinou como assassinato o que no início se supunha ser um suicídio. Calvi tinha relações bem próximas com o Vaticano.
29/06/2013 

Carro atropela e mata idoso de 62 anos na PR-323

Um idoso perdeu a vida na noite desta sexta-feira (28), após ser atropelado por um carro na PR-323. O acidente aconteceu por volta das 22h30, no km 283 da rodovia, no trecho de Umuarama (a 172 km de Maringá) a Cruzeiro do Oeste. 

De acordo com relatório da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Paulo Fernandes foi atingido por um Toyota Corolla, com placas de Cruzeiro do Oeste, conduzido por André Mori, de 26 anos. O vitima caminhava pela via quando foi atropelada pelo veículo. 

O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Umuarama.
29/06/2013

Polícia prende 4 em sítio com drogas, munições e cheques

Quatro homens foram presos e uma grande quantidade de drogas foi apreendida na manhã deste sábado (29), durante cumprimento de um mandado judicial realizado por policiais militares da ROTAM, em um sítio em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. 

De acordo com relatório emitido pela PM, por volta das 6h10 uma equipe se deslocou até o Sitio São Sebastião, na estrada velha de Farol, onde foi executada a busca e a prisão de O. J. O., 36 anos, conhecido como "Denir". Também foram detidos D. J., 41 anos, I. S. J., 41 anos, F. D. V., 19 anos. 

Com a ajuda de cães farejadores, na casa do sítio a polícia encontrou 14 tabletes de maconha, que totalizaram 10.601 kg, um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos; alem 17 cartuchos intactos para armas de diversos calibres e marcas. 

Na busca realizada na parte externa da casa, próximo a um chiqueiro, os cães encontraram seis tabletes de crack, totalizando 3 kg da droga. Também foram localizados dois veiculos, um Fit Strada cinza (placa APG-8167) e um Gol prata (placa BGP-0796), varias folhas de cheque de diversos bancos, que somaram mais de R$ 16 mil, seis aparelhos de celular e uma balança de precisão. 

Todos os envolvidos, assim como as drogas, veículos e objetos apreendidos foram encaminhados para a 16º Subdivisão Policial de Campo Mourão.
28 de Junho de 2013, 

Paraná tem hoje 59 municípios em situação 




de emergência

Com decreto do governador Beto Richa, prefeituras passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos


Credito: Governador Beto Richa anuncia ao lado do coronel Castilho, medidas para apoiar os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. Maringá, 28/06/2013. 
O governador Beto Richa assinou na manhã desta sexta-feira (28), em Maringá, o decreto número 8.460/13, que estabelece situação de emergência em 59 municípios paranaenses mais atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Com o decreto, as prefeituras passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras farão um levantamento dos danos provocados pelas chuvas e elaborarão plano de trabalho, que será encaminhado ao Governo Federal, para liberação de recursos.
“O Estado também vai liberar recursos para as cidades atingidas e dar todo o apoio necessário. O governo está mobilizado para atender de forma emergencial à população”, afirmou Beto Richa, ao assinar o decreto, em Maringá, junto com o chefe da Casa Militar do Governo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.
Richa está no Noroeste desde quinta-feira. Ele sobrevoou a região do entorno de Paranavaí e esteve em municípios mais duramente atingidos pela cheia do rio Ivaí, como Mirador, Guaporema e Japurá. Nesta sexta-feira, Richa cumpre agenda em mais cinco municípios da região.
Durante a madrugada, a Sanepar conseguiu restabelecer o abastecimento de água na maioria das cidades afetadas. “Estamos de prontidão, porque não se pode perder tempo para ajudar as pessoas afetadas”, afirmou Beto Richa. No Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos.
Levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que 78 municípios foram atingidos pelas chuvas. A maioria deles sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado. Especificamente nesta quinta-feira, a Defesa Civil contabiliza 78.100 pessoas afetadas – pouco menos que na véspera, porque muitas famílias puderam retornar para casa.
Na região Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos. O governo já realizou o levantamento de estradas e pontes danificadas na região. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater fazem levantamento das propriedades rurais afetadas, para que seja providenciada ajuda. As Patrulhas do Campo (conjunto de equipamentos formado por trator, escavadeira, motoniveladora, pá-carregadeira, caminhões basculantes, entre outros) atuam para recuperar as estradas rurais.
O governador Beto Richa afirmou que, além da ajuda para os municípios atingidos pelas chuvas neste período, o governo estadual investe R$ 53 milhões na implantação de um sistema irá possibilitar prever fenômenos climáticos com três dias de antecedência. No Brasil, essa previsão ocorre apenas um dia antes.
FORÇA-TAREFA – A Coordenadoria de Defesa Civil montou força-tarefa para apoiar, principalmente os municípios que decretaram situação de emergência. "Estamos com todas as equipes atuando nas regiões prioritárias", afirmou o coordenador da Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas.
Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados ao interior para ajudar os municípios atendimento à população e resgatar famílias que estão ilhadas.
Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social faz levantamento da situação das famílias que precisam de abrigo, alimentos e outros suportes.
A Defesa Civil também mantém um monitoramento permanentemente junto ao Simepar e o Instituto das Águas para verificar a situação do clima e a elevação dos rios e prevenir qualquer desastre com a população.
O Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios prioritários. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística apenas esperam as chuvas cederem para iniciarem um trabalho de avaliação dos estragos e recuperação de rodovias estaduais.
Municípios em situação de emergência:Guarapuava
Grandes Rios
Ipiranga
Iporã
Imbituva
Indianópolis
Irati
Ivatuba
Itapejara do Oeste
Japurá
Jataizinho
Laranjeiras do Sul
Manoel Ribas
Mirador
Nova Laranjeiras
Ortigueira
Paraíso do Norte
Piraí do Sul
Pitanga,
Piraquara
Ponta Grossa
Porto Amazonas
Pranchita,
Prudentópolis
Querência do Norte
Realeza
Rebouças
Reserva
Rio Azul
Rio Bonito do Iguaçu
Rio Branco do Ivaí
Rio Negro
São João
São José dos Pinhais
São Jorge D’Oeste
São Jorge do Patrocínio
São Jorge do Ivaí
São João do Ivaí
Santa Tereza do Oeste
Sulina
Saudade do Iguaçu
Tibagi
Teixeira Soares
Telêmaco Borba
Umuarama
Xambrê.
Barbosa Ferraz
Bituruna
Brasilândia do Sul
Campo Largo
Carambeí
Curitiba
Dois Vizinhos
Doutor Camargo
Foz do Iguaçu
Francisco Alves
Floresta
Godoy Moreira
Guaraniaçu
Guarapuava
Grandes Rios
Ipiranga
Iporã
Imbituva
Indianópolis
Irati
Ivatuba
Itapejara do Oeste
Japurá
Jataizinho
Laranjeiras do Sul
Manoel Ribas
Mirador
Nova Laranjeiras
Ortigueira
Paraíso do Norte
Piraí do Sul
Pitanga,
Piraquara
Ponta Grossa
Porto Amazonas
Pranchita,
Prudentópolis
Querência do Norte
Realeza
Rebouças
Reserva
Rio Azul
Rio Bonito do Iguaçu
Rio Branco do Ivaí
Rio Negro
São João
São José dos Pinhais
São Jorge D’Oeste
São Jorge do Patrocínio
São Jorge do Ivaí
São João do Ivaí
Santa Tereza do Oeste
Sulina
Saudade do Iguaçu
Tibagi
Teixeira Soares
Telêmaco Borba
Umuarama
Xambrê.
29 de Junho de 2013,

Sem-terra invadem praça de pedágio entre 




Arapongas e Rolândia

Manifestantes liberaram as cancelas para que os motoristas passassem sem pagar a tarifa


A praça de pedágio da concessionária Viapar situada na BR-369, entre Arapongas e Rolândia, foi invadida, na manhã deste sábado (29) por um grupo de integrantes da Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os manifestantes liberaram as cancelas para que os motoristas passassem sem pagar a tarifa.

Segundo fontes ligadas à direção do MST, os sem-terra fazem uma série de reivindicações. Eles cobram da presidente Dilma Rousseff a apresentação de um plano emergencial para o assentamento das 150 mil famílias acampadas em todo o Brasil.

Ainda de acordo com o mST, há 523 processos judiciais envolvendo a Reforma Agrária no Brasil, dos quais 234 estão parados na Justiça Federal. Existem 69.233 grandes propriedades improdutivas no país, que controlam 228 milhões de hectares de terra (IBGE/Censo de 2010), que deveriam ser destinadas à Reforma Agrária pela Constituição.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para garantir a segurança de funcionários do pedágio e de motoristas
.
29 de Junho de 2013,

Sem-terra invadem praça de pedágio entre 




Arapongas e Rolândia

Manifestantes liberaram as cancelas para que os motoristas passassem sem pagar a tarifa


A praça de pedágio da concessionária Viapar situada na BR-369, entre Arapongas e Rolândia, foi invadida, na manhã deste sábado (29) por um grupo de integrantes da Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Os manifestantes liberaram as cancelas para que os motoristas passassem sem pagar a tarifa.

Segundo fontes ligadas à direção do MST, os sem-terra fazem uma série de reivindicações. Eles cobram da presidente Dilma Rousseff a apresentação de um plano emergencial para o assentamento das 150 mil famílias acampadas em todo o Brasil.

Ainda de acordo com o mST, há 523 processos judiciais envolvendo a Reforma Agrária no Brasil, dos quais 234 estão parados na Justiça Federal. Existem 69.233 grandes propriedades improdutivas no país, que controlam 228 milhões de hectares de terra (IBGE/Censo de 2010), que deveriam ser destinadas à Reforma Agrária pela Constituição.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para garantir a segurança de funcionários do pedágio e de motoristas
.

Protesto em Cambira tem política local como tema

Manifestantes deram início à passeata por volta das 18h, com as caras pintadas e munidos de cartazes e bandeiras
29 de Junho de 2013

Ladrões assaltam Jamil Gelo e roubam 




malote do Supermercado Econômico

Inquéritos foram instaurados na 17ª SDP para apurar a autoria dos dois crimes


A bandidagem não está para brincadeira em Apucarana. Na sexta-feira (28) dois assaltos ocorridos à noite em estabelecimentos comerciais da cidade chamaram a atenção das autoridades policiais.

Por volta das 19h40, dois bandidos armados e encapuzados invadiram a empresa Jamil Gelo, situada na Rua Oswaldo Cruz, próximo ao Colégio Estadual Nilo Cairo, no centro da cidade.

Após ameaçarem  o proprietário do estabelecimento, os ladrões roubaram R$ 350 em dinheiro e em seguida fugiram a pé. Uma equipe da Polícia Militar (PM) esteve no local, registrou boletim de ocorrência relativo ao crime e realizou diligências nas imediações, mas os autores do assalto não foram  localizados.

Malote - Às 20h51, um criminoso armado com revólver abordou o gerente do Supermercado Econômico, situado na Avenida Mato Grosso, no Jardim Ponta Grossa (zona norte da cidade).

A vítima, que não teve o nome divulgado pela PM, foi rendida pelo criminoso quando saía do estabelecimento e entrava em um carro da empresa DZ, de escolta e segurança privada, com malote contendo cerca de R$ 7 mil em cheques e dinheiro.

Após ameaçar o gerente com a arma de fogo e roubar o malote, o assaltante fugiu. A polícia acredita que um comparsa de carro ou moto dava cobertura ao bandido.

Inquéritos foram instaurados na 17ª Subdivisão Policial (SDP) para apurar a autoria dos dois crimes.
29/06/2013 

Sobe para 17 número de mortes por gripe A

Maioria dos pacientes tinha algum tipo de doença crônica
Curitiba - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou ontem a morte de mais nove pessoas por gripe A (H1N1), no Paraná. Os registros aconteceram nas cidades de Londrina (1), Cascavel (3), Dois Vizinhos (2), Maringá (1), Umuarama (1) e Itaperuçu (1). Com mais estes casos, chega a 17 o total de vítimas fatais da doença. Em alerta, a Sesa enviou um comunicado às entidades médicas e secretarias municipais de Saúde detalhando algumas características dos casos de óbitos por gripe que ocorreram no Estado. 

De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, a maioria dos pacientes que morreram tinha algum tipo de doença crônica, como problemas cardíacos, respiratórios ou cerebrais, diabetes e obesidade grave. 

Os pacientes tinham idade entre 3 e 80 anos. "Os familiares e profissionais da saúde têm que estar atentos, principalmente quando a pessoa tem alguma doença grave. Temos que evitar a evolução dos casos quando constatados", apontou Paz. 

Outra informação da Sesa aponta que das 17 pessoas que morreram por H1N1, além de outras duas por gripe normal (H3N2 e Influenza B), 15 tinham direito à vacina durante a campanha nacional, entretanto, apenas três foram imunizadas. "Este dado mostra que os grupos prioritários da campanha realmente são os que correm maior risco de evoluírem para a forma mais grave da doença. Por isso convocamos as pessoas para serem imunizadas", reforçou. 

O boletim também confirmou que outra situação frequente entre as mortes foi a busca tardia por atendimento. Em média, apontou a Sesa, as pessoas procuravam um serviço de saúde apenas três dias após o início dos sintomas e já em estado grave. Os principais sintomas são febre alta e repentina, tosse, dor de garganta, dificuldade de respiração e mal-estar geral. 

Desde janeiro já foram registrados 514 amostras positivas para o vírus Influenza no Paraná, sendo 235 de Influenza A (H1N1), 105 de Influenza A (H3N2), 170 de Influenza B, e quatro sem especificação do subtipo viral. Como a gripe não é uma doença de notificação obrigatória, os números são resultado do monitoramento de 26 micro-organismos (vírus e bactérias), portanto por amostragem, e não representam o total de casos registrados. O monitoramento é feito através de amostras coletadas nas 52 unidades sentinelas (pronto atendimentos, unidades de saúde e hospitais) espalhadas por 21 municípios do Estado.
29/06/2013 

Jornalistas sofreram 53 ataques durante protestos

Desde o início dos protestos de rua que tomaram o País, no último dia 6, mais de 50 profissionais de imprensa envolvidos na cobertura foram 

agredidos - e seis deles presos. Nesses 23 dias, 13 veículos de meios de 

comunicação foram danificados total ou parcialmente e uma sede, a da 

Rede Brasil Sul (RBS), em Porto Alegre, sofreu duas tentativas de ataque. 

O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, a partir de informações das redações, de sindicatos e da ONG Repórteres Sem Fronteiras. 

No total, foram 53 ataques a 52 jornalistas (um deles foi preso em um dia e agredido em outro). 

Os números foram coletados em onze cidades - e praticamente metade dos incidentes, 25, ocorreu em São Paulo. Fortaleza vem a seguir, com 6, e Rio de Janeiro, com 5. A Folha de S.Paulo, com sete profissionais envolvidos, foi o veículo com maior número de vítimas. 

Na nota em que relata os episódios, em seu site, a Abraji repudia "a violência da polícia contra manifestantes pacíficos e jornalistas e repudia igualmente a hostilidade de alguns manifestantes contra os trabalhadores dos meios de comunicação, como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e motoristas". A entidade afirma ainda que "impedir ou dificultar o trabalho da imprensa é agir contra a democracia". 

Esses profissionais, prossegue a nota, "estão nas ruas cumprindo com o dever de manter a sociedade bem informada" e isso "deve ser respeitado, independentemente de preferências políticas e dos meios em que informam". Eles trabalham "com o mesmo profissionalismo e destemor com que cobriram as grandes passeatas contra a ditadura, a campanha das Diretas-Já, a campanha pelo impeachment de Fernando Collor". 

Prisões. Mais de 60% dos casos anotados pela entidade - 34 do total - se referem a 

agressão ou ameaça de parte da polícia. Seis dos casos levaram à prisão dos profissionais, por períodos curtos, de poucos minutos, ou até de três dias, como ocorreu ao repórter Pedro Nogueira, do portal Aprendiz, que chegou a ser indiciado por formação de quadrilha. 

De sua parte, os participantes dos protestos foram os responsáveis por 12 casos de 

agressão. Em um dos casos não foi possível esclarecer o que motivou os ferimentos do profissional. 

Os ataques contra veículos de jornais ou emissoras de rádio e TV ocorreram em 9 cidades brasileiras. Um dos primeiros, e mais exibidos na mídia eletrônica, foi o incêndio de uma unidade móvel da TV Record em São Paulo, no dia 18 de junho. Dois dias depois, ataque semelhante foi feito contra uma unidade móvel do canal SBT. 

O dia mais violento, nesse item, foi 24 de junho, quando quatro veículos foram depredados numa manifestação em Goiânia que, ao final, descambou para uma batalha de rua entre grupos armados e a polícia. Desses quatro, dois eram da TV Anhanguera, afiliada da rede Globo, um da TV Serra Dourada, afiliada do SBT, e um do jornal O Popular. A sede da TV Serra Dourada também foi apedrejada por manifestantes. 

A Abraji adverte, ao divulgar os números, que o levantamento "é parcial", porque pode haver "casos que podem ou não ter sido computados, por diversas razões" - uma delas seria a de empresas, ou jornalistas, que preferem não divulgar as informações.

sexta-feira, 28 de junho de 2013


Mulher entrou na Telexfree para comprar cadeira de rodas

Decisão da Justiça que impediu a empresa de operar no país, levou ela a protestar junto com outros divulgadores em frente ao Ministério Público do Acre
 28 de Junho de 2013,

MP aciona Estado para reforçar efetivo em 




São João do Ivaí

Município tem 3 policiais civis e está sem delegado titular há 9 meses


A defasagem no efetivo de profissionais da segurança pública motivou uma ação civil pública em São João do Ivaí. Diante da falta de delegados, policiais civis, militares, investigadores e escrivães, a Promotoria de Justiça da comarcar ajuizou uma ação com pedido de liminar contra o Estado do Paraná requerendo profissionais e infraestrutura para os municípios que, além da sede, integram a comarca: Lunardelli e Godoy Moreira. O pedido foi impetrado pela promotora Renata Nascimento Silva, que considera a estrutura atual insuficiente para atender a demanda.


Na delegacia de São João do Ivaí, trabalham dois investigadores e um escrivão. A comarca também está sem delegado titular há 9 meses. Além dos inquéritos policiais, uma das prioridades deles, de acordo com a promotora, é cuidar da carceragem. Atualmente o setor provisório mantém 39 presos não condenados. “Os inquéritos não andam, pois os profissionais também atuam como agentes carcerários. Com isso há uma demora nas investigações e, consequentemente, uma demora na atuação judicial”, destaca a promotora.

Para o prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura, a ação reflete uma reivindicação antiga da população. “A cidade costumava ser pacata. Porém os crimes aumentaram em nossa região. Este ano ocorreram dois assassinatos e uma explosão ao caixa de um banco. Os moradores pedem mais segurança”, diz o prefeito.

Outro problema é destacado pela ação civil: o delegado que responde pela comarca está lotado em Marilândia do Sul, a 112 km de distância. “O delegado quase não vem aqui. Eu sei das dificuldades e das responsabilidades dele que está muito sobrecarregado, pois atua em sete municípios. Por isso queremos uma estrutura necessária e um delegado efetivo”, enfatiza o prefeito que já discutiu o assunto em reunião com a chefia da 17ª Subdivisão Policial (SDP).

OUTROS MUNICÍPIOS - A situação da Polícia Militar também é considerada precária. Ao todo, 12 policiais atuam nos três municípios. Os destacamentos de Lunardelli e Godoy Moreira contam apenas com um policial militar, cada um. O   utro problema é a ausência de policiais civis para o registro de boletins de ocorrência nesses municípios. “São João do Ivaí fica a mais de 34km. São 30 minutos de espera de viagem para registrar uma ocorrência e para o apoio as equipes em casos de crimes. Nesse tempo muita coisa pode acontecer”, enfatiza o prefeito de Godoy Moreira Primis de Oliveira. “Se a população sabe que a polícia está constantemente na rua sente mais segurança acreditando mais na justiça e os bandidos menos na impunidade”, completa.
OUTRO LADO
O delegado Ítalo Sêga, chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que engloba 26 municípios, não esconde que a falta de efetivo é um problema. Porém destaca que o concurso em andamento deve suprir a defasagem de profissionais deixada pelas gestões anteriores. “O ideal é que cada comarca tenha seu delegado. No entanto, temos que aguardar a resolução do concurso, capacitação e depois a nomeação dos novos delegados. A situação vai ser solucionada”, afirma o delegado.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná informou ontem que não vai se pronunciar sobre o caso, pois ainda não tem conhecimento do teor da ação proposta pelo Ministério Público
.
 28 de Junho de 2013

Assaltantes praticam roubo no Bar 20V após 




tomar cervejas

Um dos marginais estava armado com um revólver, utilizado para render as vítimas


Dois bandidos assaltaram, na noite de ontem (27), um bar localizado na Avenida Maracanã, na Vila Araponguinha, em Arapongas.

Os dois ladrões chegaram ao Bar 20V se passando por clientes e ainda tomaram quatro cervejas antes de anunciar o roubo.
Um dos marginais estava armado com um revólver, utilizado para render as vítimas e roubar R$ 450 em dinheiro.

Conforme a Polícia Militar (PM),  antes de deixarem o local os assaltantes danificaram uma caixa de som.

A PM realizou diligências nas imediações do bar, mas os bandidos não foram localizados
.