quinta-feira, 29 de março de 2012

Mercenário$ da Fé

[...]Ao chegar ao Templo e se deparar com a quantidade de vendedores que ali comercializavam mercadorias Jesus toma um chicote e expulsa os comerciantes daquele local sagrado.  A atitude de Jesus, mais que seu impacto agressivo, demonstra o zelo pela casa do Senhor e também a dor por ver desvirtuada a destinação própria do lugar.
O Templo deixava de ser o local sagrado para se tornar lugar de comércio e – pior – de exploração.  As práticas religiosas perdiam, assim, o caráter místico ou sagrado para se tornarem fonte de jugo e humilhação. Com isso, alimentava-se um comércio espúrio e imoral.  A atitude de Jesus vem, portanto, em resgate do verdadeiro sentido do espaço destinado à oração e ao encontro com Deus. 
A tradição cristã nos fala desse episódio como “a expulsão dos vendilhões do Templo”.  E nos fala com propriedade.  Segundo o dicionário Aurélio, vendilhão significa (em seu sentido figurado) aquele que trafica coisas de ordem moral.[...]


Mercenário$ da Fé



Existe um líder religioso que chegou há pouco em um município e já se envolveu  na política local, oferencendo-se para apoiar um político, querendo nada mais, nada menos do que três Secretarias e o cargo de Vice. 
Como diria um famoso jogador de futebol: "chegou agora e já quer sentar na janela".



Esse está mais para mercenário da fé.
Vai gostar assim do poder lá longe... Olho nele irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário