quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

21/12/2012 -- 00h00

Pacote para aeroportos chegará a Londrina e mais 15 cidades do Estado

Governo federal investirá R$ 319,9 milhões somente no Paraná e mais R$ 7 bilhões no País
Marcos Zanutto/29-10-2012
Já estão previstos no orçamento da Infraero recursos para a maioria das ações de expansão do aeroporto Governador José Richa em Londrina
Os aeroportos de Londrina, Curitiba e mais 14 cidades do Estado receberão R$ 319,9 milhões em investimentos do governo federal pelo Programa de Investimentos em Logística – Aeroportos. No total, a previsão do pacote anunciado ontem é de usar R$ 7,3 bilhões em 270 unidades aeroportuárias do País. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado aos passageiros, criar novos aeródromos para transporte aéreo não-convencional e aumentar o número de rotas operadas pelas empresas.

Além de Londrina e da capital, serão contempladas Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama. A Secretaria da Aviação Civil (SAC) informou que a definição de como os recursos serão aplicados depende das próximas etapas, que serão de diagnóstico da infraestrutura e da gestão, para depois elaborar projetos de investimento no local e em equipamentos. A verba poderá ser usada tanto para novas obras quanto para dar continuidade a ações existentes, segundo a SAC.

O aeroporto Governador José Richa, em Londrina, está com projeto em andamento para desapropriação de terrenos próximos para ampliação da pista, adequação do terminal e implantação de equipamentos de segurança, entre outros. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os recursos para a maioria das ações já está previsto no orçamento da entidade.

Diretor executivo do Londrina Convention & Visitors Bureau, Diego Rigon Menão afirma que o processo de reestruturação do local é amplo, mas que é preciso melhorar muito para que o aeroporto atenda o desenvolvimento da região. "Um dos fatores é a capacidade da pista para aeronaves maiores", diz, sobre a pretensão da cidade em ter um terminal de cargas.

Porém, o empresário Oswaldo Pitol, integrante do Movimento Londrina Competitiva, afirma que a construção de um novo terminal de passageiros deve ser o foco. "A ampliação do terminal que temos vai atender a região por no máximo mais dois anos e precisamos de um novo, de grande porte, além de mais vagas para estacionamento."

Pitol tem dúvidas se existirá interferência dos novos recursos nas verbas já definidas pela Infraero. Ontem, no entanto, a SAC apenas informou que será feito um diagnóstico de cada local antes de definir como o dinheiro será aplicado. "Estávamos aguardando esse pacote e quem sabe poderemos deixar o aeroporto adequado para os próximos 30 anos", disse o empresário.

Sobre os 16 aeroportos do Paraná, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, disse, em nota, que ainda falta atender o pedido para a ampliação da capacidade de transporte de cargas no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Ele pede a construção de uma nova pista no aeroporto para receber grandes aviões cargueiros. "Vamos continuar pleiteando que essa obra seja incluída nos planos de investimentos o mais rápido possível."

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