quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

23 de Janeiro de 2013

PM realiza blitz na zona rural para conter avanço da criminalidade

Ação ocorre um dia após oficialização e instalação do Conselho de Segurança Rural


Um dia após a oficialização e instalação Conselho de Segurança Rural, em evento realizado ontem (22) à noite no Sindicato Rural Patronal, a Patrulha Rural do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e outras unidades da corporação realizam blitz nesta quarta-feira (23) à tarde na região do distrito da Caixa de São Pedro, no município de Apucarana.

A iniciativa ocorre após o registro de várias ocorrências policiais na zona rural de Apucarana, Cambira e  Arapongas, em áreas limítrofes entre os três municípios. Na madrugada de 14 de janeiro, um incêndio criminoso provocou grande destruição em uma fazenda localizada na Estrada do Benjoin, em Cambira.

O proprietário da fazenda, José Massambani Neto, não tem dúvidas de que o incêndio foi de origem criminosa.  Massambani sofreu uma tentativa de assalto poucos dias antes do fogo causar grande prejuízo em sua propriedade rural. Segundo ele, dois homens armados e encapuzados invadiram sua fazenda. Os bandidos ainda atiraram duas vezes, e fugiram sem levar nada. Ninguém ficou ferido.

Conseg Rural - A criação do Conseg Rural tramitou por cerca de dois anos na Secretaria de Segurança Pública (SESP) até que fosse reconhecido oficialmente como um órgão representativo dentro do Estado e recebesse apoio governamental. A primeira ação do conselho é fazer um diagnóstico dos crimes rurais a ser entregue às autoridades.
“Estamos distribuindo aos produtores um questionário para que apontem dados sobre os crimes que foram vítimas. Após a análise, a ser feita em conjunto com as polícias, estas devem traçar planos de ação localizados”, diz o presidente do Conseg Rural, Renato Franciscon.

Também vão ser distribuídas cartilhas com dicas de segurança e prevenção a crimes. “São orientações que podem ajudar nesta situação emergencial que estamos passando”, disse Franciscon. Ele se refere a sequências de assaltos e furtos em propriedades rurais nos últimos meses, principalmente na região do distrito da Caixa de São Pedro e estrada o Benjoim, na divisa com Cambira.

A organização pretende alcançar aumento da segurança rural até o mês de setembro, quando vai analisar os resultados das ações práticas. O Conseg salienta que o comportamento dos trabalhadores do campo e proprietários rurais também facilitam a investida criminosa.

O município de Apucarana tem, segundo o Conseg Rural, mais de 2 mil imóveis rurais, e 600 quilômetros de estradas vicinais. Garantir a tranquilidade no campo é um desafio para a Polícia Militar, atualmente pouco estruturada e com pequeno efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário