terça-feira, 29 de janeiro de 2013

29 de Janeiro de 2013, ás 09h00min

Quatro cidades da região têm alto risco de epidemia de dengue

No Paraná, 77 municípios possuem índice de infestação superior a 4%

Quatro municípios da região apresentam índice de infestação da dengue superior a 4%, considerado alto risco de epidemias, segundo o mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado ontem.

Em 19º no Estado, Califórnia apresenta a situação mais grave na região, com 9,15%, o que significa que, a cada cem casas analisadas, nove tinham focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Pitangueiras (7%), São Pedro do Ivaí (6,47%) e Apucarana (6,10%) também aparecem com índice acima do preconizado. Outra preocupação são os 8% diagnosticados em Londrina, devido a alta mobilidade entre as regiões.

No Paraná, 77 municípios possuem índice de infestação superior a 4%. Além disso, cinco já enfrentam epidemias: Peabiru, Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá e Fênix, que respondem por 79% dos 1993 de casos registrados no estado. Ontem, o Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue se reuniu para avaliar as ações desenvolvidas pelas regionais de saúde no combate à doença.

Para conter o avanço e evitar novas situações de epidemia, o Governo liberou R$ 4,2 milhões para o combate à dengue em 32 municípios prioritários. A Secretaria também ofereceu equipamentos e técnicos para apoiar as ações nos municípios que necessitam de maior atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário