sábado, 23 de março de 2013


Reunião de papas                                                    O  mundo nunca esperava  ver uma reunião de papas

O papa Francisco visitou neste sábado o seu antecessor no cargo, o agora papa emérito Bento 16, em Castel Gandolfo, residência apóstolica a 30 quilômetros ao sul de Roma.
O local foi escolhido por Bento 16 para se hospedar desde que deixou o pontificado. Os dois almoçariam juntos.
Trata-se de um evento inédito na história da Igreja Católica, já que é a primeira vez que um papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.
Francisco embarcou às 8h03 (de Brasília) em um helicóptero no Vaticano e aterrissou no heliporto da residência pontifícia às 12h15 locais (8h15 de Brasília), informou o Vaticano.
No heliporto da residência de Castel Gandolfo, Francisco foi recebido, segundo o programa divulgado pelo Vaticano, pelo papa emérito Bento 16, pelo bispo de Albano (diocese à qual pertence Castel Gandolfo), Marcello Semeraro, e pelo diretor das Vilas Pontifícias (nome do complexo pontifício), Savero Petrillo.
Segundo informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto da residência pontifícia e chegarem à residência papal, Francisco e Bento 16 foram a uma capela para rezar.
Bento 16 cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, lhe dizendo: "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo bancoApós a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.
Durante o encontro, Francisco presenteou seu antecessor com uma imagem da Virgem da Humildade.
"Francisco disse que escolheu esta virgem porque pensou nele (Bento 16) e em todos os exemplos de humildade que deu durante seu pontificado", explicou Lombardi.
Diversas pessoas reunidas na pequena praça central do balneário aplaudiram quando o helicóptero com o novo papa sobrevoou a localidade.
Esta é a primeira vez que Francisco e Bento 16 se reúnem desde que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito papa, no último dia 13, embora já tenham conversado por telefone em várias ocasiões recentemente.
Francisco ligou para o agora papa emérito após ser eleito pelos cardeais no conclave e também no último dia 19, festa de São José, já que o nome de batismo de Bento 16 é Joseph (José).
Bento 16, de 85 anos, está em Castel Gandolfo à espera que terminem as obras de reestruturação do mosteiro no interior dos Jardins Vaticanos, onde viverá após sua renúncia, feita em 28 de fevereiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário