sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

13/12/2013 

IPVA vai ficar mais barato em 2014

Marcos Zanutto
Redução anunciada por Beto Richa é de 3,4% para motos e de 5,6% para caminhões
Londrina - O governador Beto Richa (PSDB) confirmou ontem, durante visita a Londrina, a redução no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para o ano que vem. Com a correção da Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que calcula preços de veículos e as desvalorizações, o imposto ficará, em média, 4% mais barato em relação a este ano. A queda será de 3,4% para motos e de 5,6% para caminhões. 

Richa confirmou a alíquota em 1% do valor do veículo para ônibus, micro-ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5%. "O Estado manteve o desconto de 5% para o contribuinte que quitar o imposto à vista, em fevereiro. Desta forma, há uma redução real e o Paraná continua tendo um dos impostos mais baratos do país", destacou Richa. O governo prevê que a arrecadação do imposto chegue a R$ 1,95 bilhão. O valor é aproximadamente 15% maior do que o previsto para este ano. Deste total, 50% são destinados para os municípios. 

A frota do Paraná atingiu 6,1 milhões de veículos este ano. Do total, 4,2 milhões devem recolher o IPVA – cerca de 7% a mais do que em 2013. Estão isentos os veículos com mais de 20 anos de fabricação, táxis e os usados para o transporte escolar registrados em nome de particular. O contribuinte pode quitar o imposto em fevereiro para garantir o desconto de 5%. Entre março e julho, o recolhimento também pode ser feito à vista (sem desconto) ou em parcelas, de acordo com o final da placa. 

A consulta à tabela com todos os valores utilizados para a emissão dos boletos de cobrança pode ser feita no site www.fazenda.pr.gov.br. No menu IPVA, consultar o item Valor Venal IPVA/2014, e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). 

Saul Elkind
Outro anúncio feito por Beto Richa foi do financiamento de R$ 4 milhões para a primeira etapa da revitalização do trecho de 2,3 quilômetros da Avenida Saul Elkind (zona norte), entre a Rua Angelina Ricci Vezozzo e a Rodovia Carlos João Strass. A avenida, que abriga o terceiro núcleo de empregabilidade da cidade, atrás apenas do centro e da zona sul, próximo ao Catuaí Shopping, terá ampliação de duas para três faixas em cada sentido, ciclovia, novas calçadas e iluminação rebaixada. Ainda não há previsão para obras nos quatro quilômetros restantes da avenida. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSC), informou que o cronograma prevê o início das obras no primeiro quadrimestre do ano que vem. "Será uma avenida funcional, com calçadas que darão acessibilidade. Os moradores e comerciantes da zona norte vão ganhar uma avenida no estilo boulevard, o que trará benefício estético e econômico para a moradores e empresários", apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário