quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo / O ex-governador de São Paulo, José Serra, recebeu nesta sexta a Ordem do Pinheiro, maior premiação oficial do Paraná dada a personalidades que se destacam. Na foto com o governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário Reinhold Stephanes (Casa Civil)O ex-governador de São Paulo, José Serra, recebeu nesta sexta a Ordem do Pinheiro, maior premiação oficial do Paraná dada a personalidades que se destacam. Na foto com o governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário Reinhold Stephanes (Casa Civil)
2014

Richa aproveita Ordem do Pinheiro para se reaproximar de Alvaro e Pessuti

Os dois foram condecorados com a honraria mais alta do estado. Ex-governador de São Paulo José Serra também foi agraciado pelo tucano
19/12/2013 |
Em cerimônia no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) fez mais um movimento de reaproximação do senador e ex-governador Álvaro Dias (PSDB) e prestigiou o também ex-governadorOrlando Pessuti (PMDB). Os dois foram condecorados com a Ordem do Pinheiro, honraria mais alta do estado – assim como o ex-governador de São Paulo e colega de partido de Richa, José Serra. O governador negou o caráter político da honraria.
Os dois ex-governadores podem ter um papel importante para Richa nas eleições de 2014. Dias entrou em atrito com o governador nos dois primeiros anos de seu governo. Desde meados de 2013, os dois ensaiam uma reaproximação – importante para evitar que o partido entre dividido na disputa. “É evidente que vou apoiar o governador Beto Richa, que é do meu partido. Se existem divergências, e elas são naturais entre democratas, há algo que nos une que é a construção de um projeto de nação”, afirma o senador.
Já Pessuti é um dos principais “caciques” do PMDB, partido que pode tanto lançar uma candidatura própria quanto apoiar tucanos ou petistas. Atraí-lo para sua campanha seria uma forma de reduzir a possibilidade de um segundo turno e ganhar tempo de televisão e apoio de uma bancada bastante representativa.
O ex-governador diz que seu plano é voltar ao Palácio Iguaçu. Entretanto, admite que pode aceitar uma candidatura a senador ou vice-governador em uma chapa com Richa. “Eu sou sim pré-candidato a governador, estamos trabalhando na reestruturação e na conquista dos votos [dos delegados do partido]”, afirma. “Mas, evidentemente, estamos dentro do circuito político, onde as alianças podem acontecer e acontecem nos mais diferentes níveis, e pode ser que tenhamos que participar do processo eleitoral em outra função”.
Richa nega o caráter político das homenagens. “Não houve essa conotação em momento algum na escolha, até porque o conselho [responsável por analisar as indicações] tem liberdade para aprovar os nomes”, afirma. “Você acha que esta homenagem influenciaria em alguma coisa? Já venho conversando com o Álvaro há muito tempo, é um companheiro de partido. Não precisaria de uma solenidade para buscar uma aproximação”.
As condecorações foram entregues no Palácio Iguaçu, durante as comemorações de 160 anos da emancipação política do Paraná. Outras 48 personalidades também foram homenageadas, incluindo o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo e o maestro Waltel Branco.
Nada de política
Também presente na homenagem, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) evitou falar de política durante o evento. Antes da homenagem, ele negou que sua mensagem no Facebook na semana passada, quando disse que os dirigentes deveriam indicar Aécio Neves (PSDB) para a disputa sem demora, fosse uma manifestação de desistência. Questionado sobre outros assuntos, ele preferiu não se manifestar. Durante seu discurso, entretanto, Serra alfinetou o governo federal, dizendo que Paraná sobreviveria a governos “menos amigos”.
Questionado sobre sua suposta desistência, Serra saiu pela tangente. “Só quis dizer a quem acha que precisa esperar para anunciar a definição (do candidato) que não há necessidade nenhuma disso”, disse. Mais tarde, quando foi perguntada sua opinião sobre o lançamento da plataforma de governo de Aécio, o ex-governador preferiu não responder. “Não vou falar de política e nem do PSDB. Estamos aqui em uma comemoração paranaense”, disse.
Escolhido para falar em nome de todos os homenageados, Serra alfinetou o governo federal em seu discurso. “O Paraná tem sabido aproveitar bons governos e tem sabido sobreviver a maus governos. Hoje vive um bom governo; no passado, nem sempre. E isso vale para o panorama nacional, com governos nacionais mais ou menos amigos, o Paraná vai adiante”, disse.
Desistência
Na última segunda-feira, Serra publicou uma mensagem no Facebook que foi interpretada como desistência do processo eleitoral. "Para esclarecer a amigos que têm me perguntado: como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora. Agradeço a todos aqueles que têm manifestado o desejo, pessoalmente ou por intermédio de pesquisas, de que eu concorra novamente", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário