quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25/10/2012
Menos de 15% das rodovias do Paraná são duplicadas


 

Menos de 15% das rodovias do Paraná são duplicadas, é o que aponta a 16ª Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte. De acordo com o levantamento, apenas 14,9% da malha viária verificada no Estado é de pista dupla. Os trechos de pistas simples de mão dupla correspondem a 84,2% do total.

CNT/Divulgação - <i> Trecho da BR-476, que corta a região sul do Estado, é considerado um dos pontos mais críticos de pista simples</i>
Trecho da BR-476, que corta a região sul do Estado, é considerado um dos pontos mais críticos de pista simples


Durante junho e julho deste ano, a CNT avaliou aspectos do pavimento, sinalização e geometria da via de 100% da malha federal pavimentada, das principais rodovias estaduais pavimentadas e também rodovias concessionadas.

No Paraná, foram pesquisados 5.643 quilômetros. Do total, 47,9% dos trechos o estado geral foi considerado ótimo ou bom. Na avaliação da CNT, 29,3% da malha é regular e 22,9% é ruim ou péssima.

Pode-se considerar que os trechos administrados por concessionárias elevam a qualidade das rodovias paranaenses. Na extensão pesquisada, 2.674 quilômetros estão sob esse tipo de gestão. O índice de ótimo e bom atinge 78,3%; o de regular, 20.9%; e ruim e péssimo, apenas 0,8%.

Levando em conta a extensão sob gestão pública, os dados são inversos. Apenas 20,4% das malha é considerada ótima ou boa. Regular, ruim e péssima somam 79,6%.

No panorama da extensão federal, sem distinguir trecho público ou pedagiado, dos 3.825 quilômetros avaliados, 2.158 quilômetros estão em condição ótima ou boa. Os trechos considerados regulares somam 1.014 quilômetros, e ruins e péssimos 653 quilômetros.

Os pesquisadores, no Paraná, constataram a ocorrência de oito pontos críticos, sendo cinco de erosão na pista e três de buraco grande. Casos de queda de barreira ou ponte caída não foram registrados.


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