quinta-feira, 26 de julho de 2012

82% dos veículos ainda não passaram por vistoria

Maiorias das vans e micro-ônibus do transporte escolar estão irregulares
Renata Cabrera
Para CMTU, índice de veículos regularizados é baixo por conta da inspeção do tacógrafo
Curitiba - Dos 4,5 mil vans e micro-ônibus que prestam serviço de transporte escolar no Paraná, apenas 800 passaram pela vistoria semestral obrigatória do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), determinada em lei. Isto representa apenas 17,7% do total.

Os interessados podem consultar no site www.detran.pr.gov.br a autorização de transporte destes veículos. Por meio da placa é possível saber se o veículo contratado está regularizado e devidamente equipado com itens de segurança e de sinalização, além de tacógrafo para controle de velocidade. O prazo para inspeção é definido pelo órgão de trânsito de cada município.

''É um índice preocupante: 82,3% dos veículos que transportam alunos estão com alguma irregularidade. Por isso entendemos a importância da consulta pública e decidimos disponibilizar esses dados no nosso site'', disse o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o registro e autorização dos veículos de aluguel para transporte escolar seja feito pela prefeitura e pelo Detran-PR. No Paraná, as vistorias municipais e estaduais acontecem a cada seis meses. Além disso, o CTB determina que o condutor de transporte escolar tenha mais de 21 anos, carteira de habilitação D e treinamento adequado.

Antes de realizar a inspeção do transporte escolar, os proprietários dos veículos devem verificar a situação cadastral junto à prefeitura ou secretaria de trânsito. Depois, devem procurar a unidade do Detran mais próxima, com o Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado e o veículo para vistoria, que será feita por uma junta, composta por três técnicos da autarquia.

De acordo com Traad, a expectativa é que com o rigor dos pais na contratação, os proprietários das vans e micro-ônibus busquem a regularização. ''Acredito que o sistema será uma ferramenta importante, principalmente neste período de volta às aulas'', afirmou.
As vistorias tem mesmo que ser feitas até para verificar desde farois a fechaduras de portas para que alunos não caiam dos veiculos em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário