sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um motociclista morre a cada duas semanas no trânsito de Curitiba

Segundo BPTran, 14 motociclistas morreram no primeiro semestre deste ano, após acidentes de trânsito. Número é 30% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado
A cada duas semanas, um motociclista morre em Curitiba, em decorrência de acidentes de trânsito. Apesar disso, o número de condutores de motos que entraram em óbito em quedas ou colisões no primeiro semestre de 2012 foi 30% menor do que o registrado nos primeiros seis meses do ano passado. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta sexta-feira (26), pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
De acordo com as estatísticas, 14 motociclistas morreram na capital paranaense de janeiro a junho deste ano. Em 2011, foram 20 óbitos, segundo o BPTran. O comandante do batalhão, major Valterlei de Matos, observa que a redução no número de mortes ocorreu mesmo com o aumento da frota de motos. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o número de motocicletas em Curitiba aumentou 3,5%, saltando de 133,7 mil unidades em 2011, para 138,4 mil motos neste ano.
O major Valterlei ressalta que a análise das ocorrências revela que quase todas as mortes de motociclistas ocorreram em acidentes em cruzamentos. Segundo o policial, isso revela que a imprudência é a maior causa dos incidentes que terminam com os condutores mortos. “Todos os cruzamentos em que foram registrados óbitos são sinalizados com semáforos ou placas. Se aconteceu o acidente, alguém errou. Houve imprudência ou do motociclista ou de outros veículos envolvidos”, disse o major.
O comandante atribui a queda no número de mortes a ações educativas e preventivas realizadas pela polícia com maior frequência. Segundo o major, as inspeções têm objetivo de fazer com que os motociclistas cumpram as leis de trânsito, principalmente no que diz respeito ao uso de itens de segurança. “Quando um carro se envolve num acidente, a carenagem protege o motorista. O motociclista não tem essa possibilidade. Por isso, é importantíssimo evitar os acidentes e usar os equipamentos”, aponta Valterlei.

Dia do Motociclista

Na tarde desta sexta-feira, em comemoração ao Dia do Motociclista, o BPTran realiza uma ação educativa, voltada aos condutores de motos. No evento – realizado no pátio da Havan do bairro Parolin – os motociclistas podem fazer gratuitamente revisão de suas motos, passar por exames básicos de saúde e receber orientações da Urbanização Curitiba S/A (Urbs) e de sindicatos.
   O trombone-----O Brasil precisa de grandes motociclistas  não
de grandes motocicletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário