sábado, 28 de julho de 2012

Detran anuncia mudança nos testes psicotécnicos

Objetivo da medida é tornar a avaliação mais transparente
Anderson Coelho
Conforme o Detran, entre janeiro de 2011 e junho de 2012 foram realizadas 408.117 avaliações para candidatos à primeira habilitação
Curitiba - A avaliação psicotécnica dos candidatos à habilitação sofrerá uma mudança a partir de outubro. Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a alteração tem como objetivo tornar o processo de exames mais transparente. A proposta inclui a inversão na ordem das avaliações (testes coletivos e individuais) realizadas em datas diferentes, e o fim do diagnóstico ''Necessita de Nova Avaliação'' (NNA).

Esta mudança atende a resolução nº 007/09, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e o sistema utitilizado pelo Detran-PR estava divergente. De acordo com a resolução nº 267/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), hoje a avaliação é feita em duas etapas: uma coletiva e outra individual. O candidato realiza primeiro o exame coletivo (testes de memória, atenção, raciocínio lógico) e, obrigatoriamente, é inscrito no sistema do Detran com a observação NNA, já que ele ainda deve passar por uma avaliação individual, ou seja, uma entrevista com um psicólogo. Agora, esta entrevista vai ser realizada primeiramente, antes do teste coletivo. ''É importante ser feita uma triagem dos candidatos. Por exemplo, se na noite anterior ele não conseguiu dormir, está com estresse alto, isso vai influenciar no desempenho do exame. Se o psicólogo perceber isso vai recomendar a realização do teste em outro dia, daí a importância'', explica a psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRPPR), Carolina Walger.

''Hoje temos dois exames desvinculados e dois resultados separados, sendo um deles o NNA. E, nem sempre as datas destes testes são próximas. Passaremos a ter um exame em duas etapas, com um só resultado e, possivelmente, que ocorra no mesmo dia. O candidato será declarado apto ou inapto com base no desempenho alcançado na etapa individual e na coletiva'', completou o chefe da Divisão Médica e Psicológica do Detran, Gustavo Fatori.

Ainda pelo modelo atual, depois de realizado o teste individual, o psicólogo pode ainda entender que não teve informações suficientes para declarar o candidato apto ou não a dirigir e solicita um novo horário de avaliação. Neste caso, é cobrado R$ 66,01 pela nova entrevista.

O Detran, o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores e a Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná também preparam, em conjunto, um material para explicar como funcionam as avaliações psicológicas, quais habilidades avaliadas. Este material será divulgado na próxima terça-feira, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Conforme o Detran, entre janeiro de 2011 e junho de 2012 foram realizadas 408.117 avaliações psicológicas somente para candidatos à primeira habilitação. Cerca de 36%, pouco mais de 147 mil pessoas, precisaram complementar o exame, sendo diagnosticados como inaptos temporários. O índice de reprovação nestes exames, segundo o órgão, não chega a 3% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário