quarta-feira, 23 de outubro de 2013

23/10/2013 

Jandaia do Sul tem novo prefeito

Desde domingo, Benedito Pupio (PSC) está no comando da Prefeitura de Jandaia do Sul (Norte). Ele assumiu o lugar de Dejair Valério (PTC), que exerceu o cargo até sexta-feira, quando foi publicada a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná negando recurso que tentava reverter a cassação dele. 

Valério, que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria sido beneficiado na campanha para a prefeitura, no ano passado, por conduta vedada em período eleitoral. O então prefeito, José Borba, concedeu isenção de Imposto sobre Transferências de Bens Imóveis (ITBI) a 272 famílias de Jandaia do Sul no mês de maio. O benefício foi, segundo a coligação adversária na ação junto ao TRE, amplamente utilizado para promover Valério. 

Pupio afirmou que essa "instabilidade jurídica" pode prejudicar o trabalho à frente do Executivo. Ele não poupou críticas ao ex-prefeito, principalmente nas finanças. "Temos compromissos com a folha de pagamento e não tem dinheiro em caixa para o décimo terceiro." Valério retrucou, citando diversas obras que já estariam "com convênios assinados e recursos garantidos". "Sobre o pagamento do pessoal, deixei o caixa com mais de R$ 700 mil em recursos livres, sem falar na previsão de arrecadação nestes meses de novembro e dezembro." 

Confusão na posse 

A posse de Benedito Pupio estava marcada para a manhã de sábado na Câmara de Jandaia do Sul, mas acabou ocorrendo apenas na tarde de domingo, porque as portas do Legislativo estavam fechadas. Notificados pela Justiça Eleitoral na sexta-feira à tarde para a posse, Pupio, o vice, Valdecir Albieri (PDT), e aliados políticos – cerca de 100 pessoas – não conseguiram encontrar o presidente da Casa, José Aparecido Pereira, o Zé da Gruta. 

Segundo o prefeito, "ficamos esperando lá, ninguém apareceu, tentamos contato com o Zé da Gruta, mas não conseguimos". Pupio disse que, mais tarde, o presidente enviou comunicado justificando que enfrentava problemas de saúde na família. "Poderia então ter enviado o vice-presidente para o ato", citou o prefeito. "Na verdade, acho que estavam esperando alguma decisão liminar barrando a nossa posse", completou, lembrando que Zé da Gruta é do grupo político de Valério. No domingo, o presidente da Casa ligou para Pupio afirmando que estaria disponível. A posse ocorreu, porém, menos badalada. A reportagem não conseguiu localizar Zé da Gruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário