domingo, 27 de outubro de 2013

27/10/2013 

Programa envia mais 2,1 mil médicos a 783 cidades

Profissionais da 2ª etapa do Mais Médicos devem começar a atuar em 4 de novembro
São Paulo - Todas as capitais brasileiras receberão neste final de semana os 2.167 profissionais selecionados na segunda etapa do Mais Médicos. A previsão do Ministérios da Saúde é que essas pessoas comecem a atuar a partir do dia 4 de novembro em 783 cidades. 

Esses médicos foram avaliados por três semanas por universidades federais que testaram seus conhecimentos do idioma e do sistema de saúde brasileiro. Segundo o ministério, 1.947 dos profissionais foram aprovados, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 realizariam a prova ontem. 

Nessa segunda etapa, as avaliações desses profissionais ocorreram em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Agora, chegando aos Estados de atuação, eles passarão por mais uma semana de aulas sobre os problemas de saúde mais comuns de cada região e sobre a rede de saúde de cada Estado. 

Entre esses profissionais, há 2.000 médicos cubanos que participam do Mais Médicos por meio do acordo do ministério com a Opas (Organização Pan-americana de Saúde). Estes profissionais ocuparam vagas que não foram preenchidas por médicos brasileiros ou estrangeiros que aderiram ao programa. 

O Nordeste é a região que mais receberá profissionais nessa segunda etapa do programa - serão 928 médicos. Em seguida vêm Sudeste (517), Norte (358), Sul (244) e Centro-Oeste (120). O Nordeste também tem o maior número de cidades beneficiadas (432), seguido pelo Norte (141), Sudeste (100), Centro-Oeste (36) e Sul (74). 

O programa visa levar profissionais, inclusive estrangeiros, para trabalhar em áreas carentes no interior e na periferia das grandes cidades e havia selecionado na primeira etapa 1.499 profissionais, que já estão atuando no país. A pasta aponta que a cobertura deve passar de 5 milhões brasileiros para 13 milhões de pessoas com os novos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário