quarta-feira, 23 de outubro de 2013

23/10/2013 

Polícia Ambiental resgata cachorro do mato em Uraí

Equipe também apreendeu 14 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro
Divulgação/Polícia Ambiental
Filhote de cachorro do mato foi resgatado à margem de uma estrada rural
Uraí – Em duas ações distintas, a Polícia Ambiental resgatou um filhote de cachorro do mato e 14 pássaros silvestres no Norte e no Norte Pioneiro do Estado. O cachorro do mato, também conhecido como graxaim, foi encontrado na tarde de segunda-feira por um produtor rural na rodovia PR-442, à margem do Rio Pirianito, próximo ao Conjunto Sebastião Vince, em Uraí. O pequeno animal, com pouco mais de 20 dias de vida e 50 gramas, foi levado até o posto local da Polícia Militar e, em seguida, encaminhado para a sede da Polícia Ambiental em Londrina. 

De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Ambiental, capitão Ricardo Eguedis, o graxaim macho apresentava bom estado de saúde, mas como ainda é muito novo, depende de amamentação artificial e só poderá ser solto depois de adulto. Eguedis explicou que o graxaim é um canídeo da mesma família do lobo guará e do cão doméstico e que vem perdendo espaço de habitat para os centros urbanos e lavouras. 

O mercado negro de animais também ameaça a espécie. "É um animal que está desaparecendo de nossa região pelo fim das matas e pela ação de caçadores, dos produtores rurais que não respeitam as leis ambientais, ou por pessoas que procuram para transformá-los em animal de estimação levando-os para outros países por meio do mercado negro de animais", condenou. O filhote foi levado para Mauá da Serra (Centro-Norte) para ser reinserido à natureza após cuidados veterinários. 

Já os 14 pássaros eram mantidos em gaiolas em uma casa em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro). Após uma denúncia anônima, a equipe do Pelotão de Jacarezinho foi até a cidade vizinha e localizou três tico-ticos-rei, três coleirinhas, seis canários da terra, um pássaro preto e um pintassilgo em gaiolas individuais. O morador, um homem de 38 anos, que não tinha autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para criar os animais, foi encaminhado à delegacia e liberado após assinar termo circunstanciado. 

As aves foram encaminhadas ao 4º Pelotão de Polícia Ambiental de Jacarezinho, onde após análise de um biólogo, poderão ser reinseridas no seu habitat natural. As gaiolas apreendidas foram destruídas. 

Serviço
Polícia Ambiental recebe denúncias pelo telefone (43) 3341-7733.

Nenhum comentário:

Postar um comentário