sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Richa anuncia exonerações e corte de quatro secretarias

Previsão do governador é promover economia anual de R$ 48 milhões com o corte de cerca de mil funcionários comissionados


27/09/2013 
O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (27), em entrevista ao telejornal Paraná TV 1ª Edição, da RPCTV, a exoneração de mil funcionários comissionados e a extinção de quatro secretarias do governo estadual. Richa explicou que as quatro secretarias serão incorporadas a ou fundidas com outros órgão da administração estadual. A medida, segundo ele, deve chegar uma economia anual de R$ 48 milhões.
A redução do número de cargos comissionados no executivo estadual será 4.657 para 3.657 - uma queda de 21%, conforme números divulgados, após a entrevista, pela Agência Estadual de Notícias (AEN), do governo estadual.
Deixarão de existir a Secretaria Especial de Controle Interno, a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral, a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 e a Secretaria de Turismo.
A pasta de Turismo será incorporada pela Secretaria da Cultura, que passará a se chamar Secretaria da Cultura e Turismo. Será criada a Controladoria Geral do Estado, para englobar as funções realizadas pelas extintas Secretaria Especial de Controle Interno e Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Já a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 será incorporada à Secretaria do Esporte.
O governo do estado também anunciou mudanças administrativas. O orçamento do estado, que atualmente é elaborado pela Secretaria de Planejamento, passará a ser feito pela Secretaria da Fazenda. A organização Ecoparaná, que atualmente é subordinada à Secretaria de Turismo, passará a responder à Secretaria de Planejamento, sob o nome de Paraná Projetos.
“É o resultado de um trabalho técnico, detalhado, para chegarmos à conclusão da eliminação dessas quatro estruturas. E a ideia é utilizarmos e racionalizarmos as funções de cada uma dessas estruturas”, disse o governador sobre as mudanças.
Venda de carros
Richa disse, ainda, que pretende vender parte dos carros de representação para obter recursos que serão destinados à compra de ambulâncias. Ele afirmou que vai se desfazer de um terço dos veículos, por meio de um leilão. Segundo a AEN, 43 veículos devem ser comercializados. O governo não divulgou o valor estimado da venda.
A previsão do governo é de que todas as mudanças sejam efetivadas até o fim do ano. A medida precisa, ainda, passar pela Assembleia Legislativa do Paraná. A estimativa é de que o governador envie mensagem à Alep na próxima semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário