sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30 de Agosto de 2013, 

Professores do Paraná paralisam atividades 




nesta sexta-feira

Em Apucarana, os professores realizaram passeata com carro de som


Os professores da rede estadual de ensino do Paraná realizam uma paralisação nesta sexta-feira (30). Conbforme informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a mobilização "Dia de Luto e de Luta da Educação Pública do Paraná", relembra os 25 anos do dia 30 de agosto de 1988, quando professores em greve foram reprimidos de forma violenta pela Polícia Militar.

Em Apucarana, os professores se concentraram próximo ao platô da Praça Rui Barbosa e saíram em passeata pelas ruas centrais da cidade. Ele promoveram um apitaço, portavam faixas e cartazes com palavras de ordem e vestiam camisetas cor de rosa personalizadas. Um carro de som acompanhou a passeta até a Câmara de Vereadores, onde os professores foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador José Aítron de Araújo (PR). Depois a passeata proseeguiu até a sede do Núcleo Regional de Educação (NRE), na Rua Munhoz da Rocha. Uma delegação da categoria viajou para Curitiba, onde os professores se reuniram na Praça Santos Andrade e caminharam até o Palácio Iguaçu. Dentre a reivindicação da classe está o pagamento de R$ 40 milhões relativo a promoções e progressões em atraso. "Queremos apenas o que temos direito", afirmou o professor João Calegari, dirstor do Colégio Estadual Nilo Cairo e integrante da APP-Sindicato.

Nesta sexta-feira, em Brasília, um ato nacional, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), reivindicará também a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na última quinta-feira (29), o governador Beto Richa confirmou o pagamento da incorporação de 0,6% aos professores da rede estadual. O governo do Paraná afirmou também que vai adiantar em outubro a última parcela de 3,94% referente à equiparação salarial dos profissionais do magistério estadual em relação aos demais servidores de nível técnico superior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário