quinta-feira, 29 de novembro de 2012

29/11/2012

Homens são encontrados mortos após discussão

Dois homens foram mortos após uma discussão em Foz do Iguaçu. O crime foi registrado por volta das 21h40 de quarta-feira (28), no Conjunto Libra.

Um policial civil perceu a movimentação e ouviu disparos de tiros em uma casa do bairro. Em seguida, dois homens foram vistos fugindo do local.

Um terceiro elemento foi flagrado tentando escapar, mas recebeu voz de prisão e voltou para o interior da casa. A Polícia Militar então foi acionada.

No local, os policiais encontraram dois homens mortos a tiros. O suspeito que voltou para interior da casa foi encontrado escondido no forro, portando uma pistola.

Os corpos, não identificados, foram levados para o IML de Foz. O suspeito preso foi levado para a delegacia da cidade.
 
 
29/11/2012 -- 17h17

Paraná é o estado com mais mortes de brancos no Brasil

O Paraná é o estado brasileiro com o maior índice de homicídios de brancos. Dados divulgados pelo Instituto Sangari nesta quinta-feira (29) no Mapa da Violência 2012 - a cor dos homicídios no Brasil, mostram ainda que o estado apresentou número de mortes de negros acima de outras unidades da federação com população negra maior.

Os dados mais recentes do Instituto Sangari referem-se às taxas de homicídios do ano de 2010. Naquele ano, as mortes violentas de brancos foram de 39,3 para cada 100 mil habitantes, bem a frente de Rondônia, que, com 25,8 mortes por 100 mil moradores, ficou em segundo lugar. Os outros estados da Região Sul também registraram índices bastante menores: Rio Grande do Sul com 18 por 100 mil e Santa Catarina com 12,6 por 100 mil.

Negros – Enquanto isso, o índice de mortes de negros foi de 22,6 para 100 mil. O estado onde morrem mais negros é Alagoas, com uma elevada taxa de homicídios de 80,5 negros mortos para cada 100 mil habitantes.

Vale lembrar que o Paraná é o estado com uma das menores populações negras do País - a terceira menor, sendo 28% de pessoas que se declaram pretas ou pardas – que compõe os negros - segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Mesmo com o índice baixo em relação ao primeiro colocado (o estado ficou com o quinto menor índice de mortes de negros), no Paraná, em 2010, morreram mais negros do que em estados com população preta e parda maior. O estado ficou a frente de São Paulo (35% de negros), Acre (72% de negros) e Piauí (73%).

Preconceito - Segundo o professor de sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), César Bueno de Lima, a morte de brancos no Paraná, além de mostrar a maioria de pessoas desta cor no estado, também reflete um preconceito social, tão grave quanto o racial. Tanto brancos quanto negros, estão morrendo vítimas da violência, segundo o professor. "Ainda vivemos em uma sociedade extremamente racista e preconceituosa, também contra migrantes, como os nordestinos".

Lima atribui tanto a população tida como "boa sociedade" (que exclui brancos pobres e negros) e ao Estado (incluindo a polícia) o aumento da violência contra esses setores. "O negro e o pobre branco acabam vítimas do preconceito da população e do estado. Eles fazem parte do grupo de extermínio atacado por questões culturais".

Porém, ambos os grupos raciais apresentaram elevação entre os anos de 2002 e 2010. Neste caso, a maior alta foi das mortes entre negros. Enquanto as mortes violentas de brancos cresceu 61,7% no período, os homicídios contra negros teve aumento de 68%. Em 2010, segundo o Mapa da Violência, foram mortos de forma violenta 2.879 brancos e 672 negros.
29/11/2012 -- 17h25

Cidades do Paraná terão efetivo fixo da PM em 2013

A partir de 2013, todos os municípios do Paraná passarão a contar com um efetivo mínimo de cinco policiais militares, sob o comando de um sargento. A determinação foi anunciada pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (29), durante encontro com prefeitas e prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu. O governo também alocará viaturas e equipamentos para dar suporte ao trabalho dos policiais nos municípios.

A medida integra o Projeto 300, batizado em alusão aos 300 menores municípios do Estado, que são o principal foco da iniciativa. Parte dos policiais integra a turma em formação e começará a atuar no primeiro semestre de 2013. O restante será selecionado pelo próximo concurso para ingresso na Polícia Militar.

"Esse reforço faz parte do empenho do governo para garantir mais tranquilidade e segurança aos paranaenses. Não havia planejamento de efetivo nos pequenos municípios, e agora vamos mudar isso", disse Richa, lembrando que no ano passado o governo fez a maior contratação de policiais da história do Paraná.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, o projeto de reforço policial está em fase final de elaboração. Segundo a PM, alguns municípios têm apenas dois policiais fixos para atender mais de uma cidade.

"Nos pequenos municípios o problema de efetivo é muito perceptível. O Projeto 300 faz parte das inúmeras melhorias promovidas pelo governo na área da segurança pública", disse. Vasquez citou como exemplos a aquisição de equipamentos e viaturas, além do aumento no efetivo policial, construção de novas sedes para o Instituto Médico-Legal, batalhões, delegacias e postos do Corpo de Bombeiros.

MÍNIMO - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, disse que cinco policiais é o número mínimo necessário para fazer o rodízio dos profissionais entre os plantões. "Este será um avanço fundamental. O governo estadual está atuando firme nessa questão e pretendemos, no mais curto espaço de tempo, dar a resposta que os municípios do Paraná precisam e merecem", afirmou.


Carro é roubado com aparelhos que mantinham criança em pé

No Facebook, a mãe da menina apela para que os criminosos devolvam os equipamentos
29/11/2012 | 18:23 
Uma família de Uberlândia, Minas Gerais, que trouxe a filha a Curitiba para um tratamento médico, teve o carro furtado na noite da última segunda-feira (26). Dentro do automóvel estavam duas órteses mecânicas usadas para a menina poder ficar em pé.
Além dos aparelhos, foram levados do carro medicamentos, exames da menina, e uma bota usada durante o tratamento. No Facebook, a mãe da criança apela para que os criminosos devolvam os equipamentos.
O crime ocorreu por volta das 22h30, na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel, segundo a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Conforme o delegado Renato Figueiroa, o carro, um Fiat Siena Prata, não tinha sido encontrado até as 18 horas desta quinta-feira. “O crime de furto dificulta um pouco a investigação, porque não tem testemunhas”, disse. A polícia está a procura de imagens de câmeras de segurança na rua que possam ter captado a ação dos bandidos.



Quinta-feira, 29/11/2012

Polícia Federal/Divulgação /
Curitiba

Casal suspeito de vender ecstasy em casas noturnas é preso no Ahú

Polícia Federal encontrou 580 comprimidos de ecstasy e aproximadamente 25 gramas de maconha com o casal

29/11/2012
Um homem, de 24 anos, dono de um restaurante, e uma mulher, de 23 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas, por volta das 22 horas desta quarta-feira (28) no bairro Ahú, em Curitiba. A Polícia Federal (PF) encontrou 580 comprimidos de ecstasy e aproximadamente 25 gramas de maconha com o casal.

Segundo a polícia, a dupla traficava drogas em casas noturnas de Curitiba e já vinha sendo investigada pela PF.
A abordagem foi realizada em frente à casa do homem, enquanto estacionava o carro. O casal foi encaminhado para a delegacia da PF e está à disposição da justiça. O carro também foi apreendido.
A PF informou que não pode divulgar o nome do estabelecimento comercial nem das duas pessoas presas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário