quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Operação da PF em reserva indígena prende cacique e cinco índios

Oito armas de fogo - cinco espingardas e três revólveres - eram mantidos ilegalmente na Reserva de Mangueirinha. Segundo a PF, líderes usavam armamento para manter controle sobre a reserva
07/11/2012
O cacique Valdir dos Santos, da Reserva Indígena de Mangueirinha, localizada no Sudoeste do Paraná, foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (7), na Operação Forte Apache, deflagrada pela Polícia Federal (PF), com apoio da Polícia Militar (PM). Segundo o delegado da PF, Maurício Todeschini, os líderes indígenas usavam armas de fogo para coagir e intimidar outros índios, mantendo controle sobre a reserva. Além do cacique, outros cinco indígenas foram presos.
As investigações começaram a partir de denúncias do Ministério Público Federal (MPF), que apontava que os chefes da reserva mantinham arma de fogo ilegalmente no local. Como as apurações da PF confirmaram os indícios, a Justiça Federal expediu 27 mandados de busca e apreensão, para que os agentes pudessem localizar e apreender o armamento.
No início da manhã desta quarta-feira, cerca de 100 policiais federais e 75 militares cumpriram os mandados. Segundo o delegado Todeschini, foram apreendidos cinco espingardas e três revólveres, todos sem registro e que eram mantidos ilegalmente na reserva. “Essas armas eram usadas pelo grupo do cacique para intimidar, por meio de violência física, os demais indígenas dentro da reserva”, explicou o delegado.
O cacique e os cinco indígenas foram presos em flagrante por posse de arma de fogo e levados para a PF de Guarapuava, no Sudoeste do estado. Segundo o delegado, não houve qualquer resistência ou incidente ao longo do cumprimento dos mandados e das prisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário