segunda-feira, 19 de novembro de 2012

                               POLICIA
 
19/11/2012

BR-369: acidente entre 11 veículos causa congestionamento

Um acidente envolvendo 11 veículos causou congestionamento na BR-369, no trecho entre Cambé e Rolândia, na manhã desta segunda-feira (19). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o engavetamento aconteceu por volta das 7h30 no km 160.

As colisões começaram quando um caminhão colidiu com a traseira de outro caminhão no sentido Rolândia/Cambé. Outros sete carros que seguiam logo atrás dos caminhões não conseguiram evitar a colisão e acabaram batendo. A curiosidade dos motoristas causou outra colisão no sentido Cambé/Rolândia. Dois motoristas passavam na pista oposta vendo o acidente e acabaram colidindo.

De acordo com a PRF, não há informação de vítimas. O trânsito ficou bastante lento na região e por volta das 9h, a equipe da PRF ainda trabalhava no local.
19/11/2012 -- 09h00

Bebê morre enquanto dormia com os pais no Paraná

Um bebê de dois meses de idade morreu enquanto dormia com os pais na madrugada de domingo (18), em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo reportagem do G1 PR, a Polícia Civil informou que a criança estava no meio dos pais na cama e a suspeita é de que tinha sido asfixiada.

Os pais da criança acordaram por volta das 5h30 e perceberam que ela não estava respirando. Eles levaram a menina até um posto da Polícia Rodoviária Estadual, para pedir socorro, mas foram orientados a aguarda a chegada da polícia.


19/11/2012

Motorista tomba veículo após bater em placa na zona leste

Um rapaz de 21 anos ficou ferido após bater em uma placa de sinalização e tombar um veículo Gol, no últiomo domingo (18), na avenida Theodoro Victorelli, próximo a rotatória da Dez de Dezembro.

Socorristas do Samu que passavam pelo local fizeram os primeiros atendimentos antes de encaminhar Renato da Fonseca para o Hospital Zona Norte. "Ele está bem não apresenta nenhum ferimento considerado grave e será encaminhado para o hospital para melhor ser avalizado", disse o condutor do Samu, Hugo Leonardo Oliveira.
Segundo levantamentos feitos no local, Fonseca teria perdido o controle do carro após sair da Dez de Dezembro e acessar a curva da Theodoro Victorelli. 
 

Aumentam ataques contra caixas eletrônicos

PR já registrou 97 explosões este ano contra 8 em 2011; sindicatos exigem mais segurança e regras para instalação de equipamentos
Saulo Ohara
Para o professor Eduardo Sérgio da Silva os caixas eletrônicos facilitam a vida, mas reconhece que a falta de segurança expõe o cliente
Londrina - O número de ataques a caixas eletrônicos mais que dobrou este ano no Paraná em comparação com o mesmo período de 2011. Os principais alvos são os terminais localizados fora das agências bancárias, em virtude da falta de segurança. De acordo com dados da Federação dos Vigilantes do Paraná, até outubro foram 97 explosões de máquinas de autoatendimento. Durante todo o ano de 2011, foram apenas 8.

O levantamento aponta ainda que o número de ocorrências envolvendo serviços bancários sobe para 206 se forem levados assaltos, arrombamentos e as chamadas ''saidinhas'' de bancos, que é o ataque ao cliente que acaba de deixar a agência com dinheiro no bolso. O dado é referente ao período de janeiro a outubro de 2012 e inclui duas mortes. Já no ano passado, foram 98 ocorrências.

''Os ataques aos caixas fora das agências têm sido constantes, já que há um acesso mais fácil ao dinheiro por parte dos ladrões. Nestes locais existe menos policiamento e o coeficiente de segurança, como câmeras de vigilância, também é menor'', explica o delegado titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) do Estado, Hamilton da Paz.

Ações para aumentar a segurança dos usuários e trabalhadores têm sido requisitadas por orgãos que representam os bancários e vigilantes desde 2010. Os sindicatos exigem monitoramento em tempo real dos caixas eletrônicos, mais vigilantes, biombos entre os caixas, portas com detector de metais na entrada das salas de autoatendimento, entre outras providências. ''A maioria dos crimes começa no interior do banco. É um projeto de proteção à vida'', argumenta Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana.

Para o professor de educação física Eduardo Sérgio da Silva, de 36 anos, a instalação de caixas eletrônicos em vários pontos da cidade facilita a vida do cliente. Ele reconhece, no entanto, que falta segurança. ''Em muito lugares realmente é perigoso, principalmente fora do horário bancário. Faltam vigilantes no período da noite. Sempre fico atento, observando ao redor quando vou em algum caixa'', frisa Silva.

No primeiro semestre deste ano 29 pessoas morreram no Brasil, entre clientes, funcionários e vigilantes, após crimes em agências bancárias. No Paraná, um policial e um ex-agente penitenciário foram mortos no dia 10 de setembro em Curitiba, quando escoltavam um empresário que faria um depósito em dinheiro. Os assaltantes estavam dentro da agência, aguardando a chegada do cliente. Além de matarem os homens, os bandidos levaram o dinheiro e as armas que estavam com o PM e o ex-agente.

''Não existe lei nem critério para a instalação de caixas eletrônicos. Coloca-se um caixa em qualquer lugar, onde não há a mínima condição de segurança. Imagine a explosão de um caixa em um posto de combustível? A tragédia que isso ia resultar. E está cheio de caixas eletrônicos em postos no Paraná todo'', adverte o presidente da Federação dos Vigilantes do Paraná, João Soares.

Segundo o delegado do Cope, os ataques aos caixas eletrônicos no Paraná são de responsabilidade de várias quadrilhas que agem de forma pulverizada em todo o Estado. ''Temos notado um crescimento de ocorrências nas pequenas cidades do Estado, onde há um aparato policial menor'', relata Hamilton da Paz. ''Temos identificado e prendido várias quadrilhas no Paraná.''

Para a polícia, o número de casos tem aumentado em todo o País e não só no Estado. ''O arrombamento de caixa eletrônico substitui o assalto a banco, que é mais complexo e arriscado para os marginais. E a possibilidade de pena é menor. A invasão aos caixas eletrônicos é qualificada como furto e não roubo'', aponta o delegado.

No Paraná, ainda este ano, foram registrados 11 crimes denominados 'saidinhas'' de banco e dois assaltos a carros-fortes.

Os sindicatos e os orgãos de segurança do Estado cobram maior rigor por parte do Exército na fiscalização da venda, do transporte e do armazenamento de artefatos explosivos. ''Hoje você compra dinamite por R$ 10 na região de Foz do Iguaçu'', relata João Soares. ''Esses ladrões ou arrombam os armazéns das pedreiras para roubar explosivos ou compram de quadrilhas especializadas em invandir estes locais'', acrescenta Hamilton da Paz.

O Exército é responsável pela fiscalização do comércio, fabricação, transporte e uso de material explosivo. ''A nossa área é ampla, mas conseguimos fazer um bom atendimento e uma fiscalização eficiente nas empresas'', garante o tenente Álvaro da Costa e Sousa Neto, chefe do setor de Fiscalização de Produtos Controlados, do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM), de Apucarana, responsável pela fiscalização no Norte do Paraná.

Apesar das autoridades não admitirem de forma oficial, a FOLHA apurou que grande parte dos explosivos usados pelas quadrilhas do Paraná entra de forma clandestina no Estado pelas fronteiras, assim como acontece com as armas e drogas.


Publicado em 19 de Novembro de 2012, ás 08h35min

Jovem de 18 anos tenta sequestrar criança no centro de Apucarana

Rapaz foi perseguidoe imobilizado pelo pai da criança até a chegada da polícia


Um jovem de 18 anos tentou sequestrar uma criança de 2 anos na manhã de domingo (18), na Rua São Paulo, no centro de Apucarana. O menino estava na companhia do pai e da avó quando foi abordada pelo rapaz. Após ser perseguido pelo pai da criança, Kauan Guilherme Marques de Souza acabou preso pela Polícia Militar (PM).

De acordo com a polícia, as três vítimas estavam passando pela rua quando foram abordadas por um rapaz que pegou a criança nos braços e saiu correndo. O pai não hesitou e seguiu o sequestrador até conseguir alcançá-lo. Ao notar que estava sendo perseguido Souza abandonou a criança e continuou fugindo, mas foi alcançado e imobilizado pelo pai da criança.

A PM foi acionada e prendeu o sequestrador no local e, em seguida o encaminhou à delegacia.

PM recupera duas motos no mesmo dia em Apucarana

Veículos foram localizados nas proximidades do Parque da Raposa


A Polícia Militar (PM) recuperou duas motocicletas furtadas no final da tarde de domingo (18), em Apucarana. Os veículos foram encontrados na Rua Antônio Bertasso, próximo ao Parque da Raposa. De acordo com a polícia, a equipe chegou ao local através de uma denúncia anônima.

A Honda Falcon teria sido furtada na última quarta-feira (14), na Rua Ponta Grossa, no centro da cidade. A polícia não informou se a outra moto, uma Honda ML com placas de Londrina, teria sido furtada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário